CPA vs CAC: qual a diferença e quando usar cada métrica

CPA e CAC são frequentemente confundidos, mas medem coisas diferentes. Entender a distinção é essencial para avaliar corretamente a rentabilidade das suas campanhas e do negócio como um todo.

Calcular meu CPA

Definições: o que cada métrica mede

CPA

Custo por Aquisição

O custo médio de uma conversão (venda) a partir de uma campanha ou canal específico de publicidade paga.

CPA = Investimento em mídia ÷ Nº de vendas

CAC

Custo de Aquisição de Cliente

O custo total de adquirir um novo cliente, incluindo todos os canais de marketing e custos operacionais de vendas.

CAC = Todos os custos de mktg ÷ Novos clientes

O que cada métrica inclui

CustoCPACAC
Investimento em anúncios pagos
Salários da equipe de marketing
Ferramentas e software de marketing
Produção de conteúdo e criativos
Custos de agência
Email marketing e automação
SEO e marketing orgânico

Exemplo prático: CPA vs CAC no mesmo negócio

Loja com €10.000/mês em investimento publicitário, 500 novos clientes:

Investimento em anúncios €10.000
CPA = €10.000 ÷ 500 €20
+ Salário equipe (€3.000) + Ferramentas (€500) + Agência (€1.500) +€5.000
CAC = €15.000 ÷ 500 €30

O CPA de €20 parece lucrativo com margem de €25 por venda. O CAC real de €30 revela que o negócio está perdendo €5 por cliente adquirido.

Quando usar cada métrica

Use o CPA para...

  • Otimizar campanhas no dia a dia
  • Comparar desempenho entre canais de mídia paga
  • Definir metas de lance nas plataformas de anúncios
  • Avaliar criativos e conjuntos de anúncios individualmente

Use o CAC para...

  • Avaliações estratégicas mensais ou trimestrais
  • Decisões de alocação de orçamento entre canais
  • Calcular a relação LTV:CAC e saúde do negócio
  • Benchmarks com outras empresas do setor

Perguntas frequentes